Histórico

A Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes – ABMARI, organização social em parceria com o 5° Grupamento de Bombeiros Militar de Ariquemes possuem o objetivo de apresentar à comunidade ariquemense a iniciativa e o comprometimento com projetos voltados para a instrução e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco social e/ou com violação de direitos, assim como ações voltadas para a prevenção de drogas e violência infantil, além da ocupação do tempo ocioso.

Dessa forma, criou-se o Projeto Social Bombeiro Militar Mirim, o qual proporciona visão de mundo, criando oportunidades para a participação sociocultural, atividades de sensibilização artística e musical, além de atividades recreativas, resgatando assim a autoestima e a dignidade da pessoa humana, fortalecendo o vínculo cidadão, o civismo, a disciplina e a educação seja em ambiente externo ou familiar.

Teve seu início em 2017 – Com a Implantação do Projeto Bombeiro Mirim de Ariquemes.

Público Alvo: Crianças e adolescentes com idades de 12 à 15 anos. Meninos e meninas.
Abrangência: Ariquemes e Monte Negro.

Número de alunos: 30 (20 de Ariquemes e 10 de Monte Negro)

Responsabilidade: Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes – ABMARI, 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Ariquemes/1º Grupamento de Bombeiros Militar.
Direção e Coordenação: Capitão Bombeiro Militar Clivton Rodrigo Carvalho Reis, Sargento Bombeiro Militar Neide Rosa dos Santos e Soldado Bombeiro Militar Ivair da Silva.
Local de execução do Projeto:  Associação Evangélica de Ariquemes - ASSEVA.
Em março iniciaram-se as atividades do Bombeiro Mirim com vinte (20) alunos de Ariquemes, tanto meninos quanto meninas. Em curso, a Prefeitura de Monte Negro manifestou interesse pelo projeto e juntamente com a Secretaria de Educação e Secretaria de Transporte, foi firmado parceria para atender alunos do município. Vinha para participar do projeto em Ariquemes, o total de dez (10) alunos, todos, meninos.
As aulas aconteciam duas vezes por semana (terça e quinta-feira), durante o ano os alunos foram apresentados à rotina do Bombeiro Militar, instruções aquáticas na Associação Atlética do Banco do Brasil -AABB, simulados, treinamento físico, aulas de capoeira, e curso de sobrevivência na selva, realizado somente com a turma de Bombeiro Mirim, com apoio do Projeto Polícia Militar Mirim de Ariquemes, SAMU e Chácara Ronconi (Monte Negro).
As parcerias do projeto com outras instituições, empresas e organizações foram importantes para aquisição de fardamento, palestras, atendimento de saúde para os alunos e.


Em 2018 – O Projeto Social Bombeiro Mirim de Ariquemes torna-se Projeto Social Bombeiro Militar Mirim de Ariquemes.

Execução do Projeto: Associação de Bombeiros Militar de Ariquemes – ABMARI, 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar/ 5° Grupamento de Bombeiros Militar .
Direção e Coordenação: Capitão Bombeiro Militar Hélvio Ferreira Martins, Cabo Bombeiro Militar Lailson Aparecido da Silva e Cabo Bombeiro Militar Renato Gonçalves de Souza.

1º Formatura de Cabos Bombeiros Militares Mirins.


Em 2019 - 1º Processo Seletivo do Projeto Bombeiro Militar Mirim e ingresso de novos alunos.

Direção e Coordenação: Capitão Bombeiro Militar Odoni, Cabo Bombeiro Militar Renato Gonçalves de Souza.

O projeto passa a ser executado três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira) e com cumprimento de escalas Extraordinárias nos demais dias da semana.

O Bombeiro Militar Mirin, atualmente, conta com um efetivo de 40 bombeiros militares mirins.